Diante da nova redução da taxa Selic, no dia 8 de maio, você deve estar se perguntando como isso pode melhorar o cenário de crédito para empresas, não é mesmo? A taxa básica de juros teve queda de 0,25 ponto percentual (p.p.) e está em 10,5% ao ano. Mas como isso afeta na prática quem está buscando crédito para potencializar seus negócios?
Antes de mais nada, é preciso explicar que a redução da Selic pode ter vários impactos nas condições de crédito para as empresas no Brasil. Por exemplo, o custo do crédito fica mais baixo, há um estimulo ao investimento e à produção, tem aumento da liquidez, redução do custo da dívida existente sem contar no estímulo ao consumo por parte da população.
No entanto, é importante observar que os efeitos da redução da taxa de juros podem variar dependendo ainda de outros fatores, como a política monetária geral, a confiança do mercado e as condições econômicas globais.
Efeitos da Selic no curto e longo prazo
Qualquer mudança nos juros pode refletir tanto no curto como no longo prazo de diferentes linhas de crédito. De acordo com Mauro Crisante, Head of Sales & Sócio da OTM Crédito, no curto prazo as taxas de juros de empréstimos, como capital de giro, geralmente diminuem rapidamente em resposta à redução da taxa Selic.
Enquanto que os empréstimos para investimentos de longo prazo podem demorar mais para refletir a redução da Selic devido a considerações sobre custo de captação dos bancos e incertezas econômicas.
Confira abaixo algumas modalidades de crédito que tendem a se beneficiar mais com a redução da taxa Selic, segundo Crisante:
Empréstimo de curto prazo: Linhas de crédito de curto prazo, como capital de giro e financiamento de estoque, geralmente têm taxas de juros diretamente atreladas à Selic. Portanto, essas modalidades de crédito são as que mais se beneficiam imediatamente com a redução da taxa básica de juros.
Crédito para consumo: Empréstimos pessoais e financiamentos para compra de bens de consumo duráveis, como veículos e eletrodomésticos, também costumam ser sensíveis às mudanças na taxa Selic. Quando a Selic cai, as taxas de juros para essas modalidades de crédito tendem a diminuir, o que pode incentivar o consumo e aumentar a demanda por esses produtos.
Empréstimo para pequenas e médias empresas: PMEs muitas vezes dependem mais de crédito de curto prazo para financiar suas operações. Portanto, a redução da Selic pode beneficiar essas empresas, tornando o crédito mais acessível e barato para elas.
Cenário futuro de crédito
Desde o início do ciclo de redução, em agosto de 2023, até o momento, a Selic já caiu 3,25 p.p. O último corte de 0,25 p.p. foi menor que o mercado previa (0,50 ponto percentual), sendo que a previsão mais atual é que a taxa feche 2024 em 10% ao ano, segundo último Boletim Focus (27/05).
Todas essas reduções na taxa Selic tendem a estimular o investimento e o crescimento das empresas no Brasil. Por exemplo, quando as taxas de juros estão mais baixas, os custos de empréstimos são menores, o que pode encorajar as empresas a buscarem financiamento para expandir suas operações, investir em novos projetos e contratar mais funcionários.
Crisante considera que se a tendência de redução da Selic continuar nos próximos anos, isso pode criar um ambiente mais favorável para o crescimento empresarial em 2026. “Caso a economia brasileira continue a se estabilizar e a inflação permanecer sob controle, é possível que a taxa Selic diminua ainda mais nos próximos anos. No entanto, é importante lembrar que prever taxas de juros com precisão é difícil e está sujeito a mudanças nas condições econômicas e políticas”.
Mais riscos pela frente?
Mesmo em um ambiente de taxas de juros mais baixas, as empresas ainda enfrentam alguns riscos e desafios ao buscar financiamento.
Entre os principais estão o endividamento excessivo, o risco de aumento de taxa de juros no futuro (operações com juros variáveis), a qualidade do crédito, covenants e restrições contratuais ou até mesmo vulnerabilidade e choques econômicos.
“Portanto, mesmo em um ambiente de taxas de juros mais baixas, as empresas devem avaliar cuidadosamente os riscos e desafios associados ao financiamento e garantir que estejam tomando decisões financeiras prudentes e sustentáveis para proteger sua saúde financeira a longo prazo”, ressalta o Head of Sales & Sócio da OTM Crédito.
Conheça as linhas de crédito oferecidas pela OTM Crédito
Que tal aproveitar esse momento da Selic para captar crédito para o seu negócio? Nossa equipe é especializada em oferecer soluções de crédito personalizadas, com análise ágil e as melhores taxas do mercado.